Courses

INFILTRAÇÕES: AULAS DE MOVIMENTO

Entrada Livre | Com início a 22 de fev 2017
Horário: todas as 4ª Feiras das 18h às 20h
FCUL (Sala 6.2.46)
Responsáveis: Ângelo Cid Neto e Telma João Santos

aulas-movimento

O que a arte e a ciência têm em comum? Aparentemente, muito pouco. No entanto, a criação artística e a investigação cientíca são muito semelhantes. Começamos então pelo princípio: criar inltrações da arte na ciência e da ciência na arte através do movimento.

O movimento, improvisado ou coreografado, faz parte do dia-a-dia de cada ser humano, por mais imóvel que esteja, ou ainda que tenha uma condição física com bastantes limitações. Mover uma pálpebra, o dedo mindinho da mão esquerda, o braço direito para apanhar uma laranja, virar a cabeça porque se ouviu algo, mover as pernas para caminhar em direcção a um lugar, ou mesmo a lugar nenhum, mover a boca e os maxilares para comer, improvisar uma dança à chuva, correr na praia, mover-se a brincar na água da piscina.

Estudar na universidade é sempre um desao, especialmente numa cidade como Lisboa, em que uma parte dos estudantes move-se imenso tempo por entre transportes públicos entre casa e a faculdade/universidade. Por outro lado, ser aluno de cursos não artísticos exige um grau de imobilidade grande, para além da paciência, persistência e paixão; todas estas características são, curiosamente, importantes em movimento. Propomos assim, aos estudantes que tiverem interesse e curiosidade, que se juntem a nós, Ângelo Cid Neto e Telma João Santos, uma vez por semana, para nos movermos, livremente, coreografadamente, com música, sem música, com foco e concentração, ou só para estarmos juntos em movimento.

Inscrições
Inscrições: scienceartphilosophylab@gmail.com
Telefone: + (351) 217 500 365

Folheto

UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA E HISTÓRICA À ARTE FEITA NA INTERSECÇÃO ENTRE A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

De 31 de Outubro a 19 de Dezembro de 2016
FCUL, Sala 8.2.11
Segundas-feiras
18.30h a 20.30h
cartaz-curso-livre-2016-01

Descrição
Genericamente, neste curso pretende-se mostrar como a filosofia da arte pode contribuir para um entendimento mais apropriado das obras de arte e das práticas artísticas realizadas desde os anos 60 do século passado até ao presente. Assim, a motivação deste curso são as obras de arte, e as práticas artísticas a elas associadas. Não se faz uma averiguação fundamental em filosofia da arte, mas apenas o recurso e o debate crítico com conceitos, teorias e problemas filosóficos, tendo em vista aquele entendimento.
Nesta averiguação estabelece-se também um diálogo com a história canónica das artes visuais tradicionais e com algumas histórias da arte destes novos subgéneros.

Não é necessário nenhum trabalho prévio por parte dos participantes. A abordagem filosófica proposta também não pressupõe nenhuma formação filosófica por parte dos participantes, já que a mesma será feita de modo didáctico.
O material necessário para o estudo das matérias leccionadas será disponibilizado na plataforma Moodle.
Pretende-se que após a frequência do curso o aluno seja capaz de:

• Conhecer a arte desenvolvida na intersecção entre ciência e tecnologia (arte computacional, arte biológica, nanoarte, arte matemática), com especial incidência na arte computacional.
• Identificar a especificidade destas práticas através de conceitos presentes na filosofia da arte da tradição analítica.

Docente: Pedro Farinha Gomes
Investigador, Science Art Philosophy Laboratory (SAP-Lab),
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL)

Preço
50€

Inscrições
Inscrições até 31 de Outubro: cdlisboa@fc.ul.pt
Telefone: + (351) 217 500 365

Enviar para cdlisboa@fc.ul.pt os seguintes dados completos
– Nome;
– Morada;
– NIF;
– Nome do curso
– Valor a pagar (consoante a informação do Curso)

Pagamento
Os pagamentos devem ser efetuados:
– Na tesouraria da FCUL ou
– através de transferência bancária para: IBAN (CGD):  PT50003508240001225203011;

*Após a Transferência Bancária efetuada, deve enviar obrigatoriamente o comprovativo para o mail receita@fc.ul.pt com cc para cdlisboa@fc.ul.pt com os seguintes dados:
– Assunto: nome do curso
– Nome;
– Ação em que se inscreve: nome do curso;

*na própria transferência devem indicar o nome e a ação.
**caso esta informação não seja enviada, a inscrição poderá ser considerada como “não paga”

Advertisements